Problemas comuns relacionados aos olhos

Quanto mais cedo for detectado um problema oftalmológico, maior a possibilidade de sucesso no tratamento. Assim, para ajudar a detectar rapidamente quaisquer problemas potenciais, esta seção explica os problemas de visão mais comuns e os sintomas aos quais você deve estar atento.

 

Visão embaçada

Olhos vermelhos e olhos secos

Alergias nos olhos 

Doenças comuns nos olhos

 

Visão embaçada

Muitas pessoas terão problemas com a sua visão em algumas fases da sua vida. Também é normal que a sua visão mude quando você envelhecer.

A visão embaçada, ou a incapacidade de ver os objetos de uma forma nítida, pode ser causada por uma série de fatores, entre outros:

Miopia

Hipermetropia

• Astigmatismo

Presbiopia

Esse problemas de visão podem ser corrigidos com as lentes de contato ACUVUE®. Saiba mais.

 

Miopia (dificuldade em enxergar de longe)

Se você for míope terá dificuldade em enxergar objetos à distância. A sua visão é clara de perto, às vezes até algumas centímetros ou metros de distância. Mas, além disso, os objetos se tornam pouco nítidos ou desfocados.

Hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto)

Se você for hipermétrope, consegue enxergar claramente os objetos de longe, mas não consegue enxergar ou enxerga com dificuldade os que estão próximos. Em casos graves, é necessário um esforço constante para focar os objetos a qualquer distância.

Astigmatismo

O astigmatismo é um problema comum que afeta muitas pessoas – tanto crianças como adultos. Se você tiver astigmatismo, terá visão embaçada ou distorcida a todas as distâncias, variando conforme a intensidade do astigmatismo. Lentes de contato para astigmatismo podem ajudar, embora você também pode ser míope ou hipermetrope.

Presbiopia

A presbiopia é um problema relacionado com a idade, que afeta praticamente todas as pessoas. Quando você atingir 40 ou 50 anos, pode começar a ter dificuldade em focar objetos próximos, como um livro ou uma revista, especialmente em ambientes com pouca luz. Se não for corrigida com lentes de contato multifocais, a presbiopia pode causar dores de cabeça e vista cansada, ao trabalhar com objetos próximos.

 

Olhos vermelhos

Qualquer pessoa pode ficar com os olhos vermelhos ocasionalmente. Geralmente, é uma situação temporária e nada preocupante, mas você deve ficar atento e procurar ajuda se necessário. A vermelhidão nos olhos pode ser causada por:

• Cansaço
• Alergias
• Uso de lentes de contato durante mais tempo do que o recomendado
• Lentes mal cuidadas
• Lentes mal adaptadas
• Sensibilidade aos materiais das lentes ou às soluções
 

Se os seus olhos estiverem vermelhos, também pode significar que não estão recebendo oxigênio suficiente. Todas as lentes de contato da marca ACUVUE® permitem elevados níveis de transmissão de oxigênio.  

Para manter os seus olhos com aparência e sensação de frescor:

• Use as suas lentes apenas durante o período recomendado
• Observe as rotinas de limpeza recomendadas
• Lave as mãos antes de manusear as suas lentes
• Proteja as suas lentes contra danos e calor, ou frio extremo
 

Se os seus olhos estiverem vermelhos e sentir desconforto ou visão deficiente, deve contatar imediatamente o seu oftalmologista. 

 

Olhos Secos

Os seus olhos mantêm naturalmente um filme de umidade saudável e confortável. Mas os ambientes superaquecidos ou com ar condicionado, ou o uso prolongado do computador, o fumo, o pó ou o vento podem causar o seu desequilíbrio, fazendo com que as lentes de contato fiquem desidratadas, e os olhos fiquem secos ou irritados.

Embora seus olhos, em geral, se recuperem por si mesmos, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar:

• Experimente usar gotas umidificantes recomendadas pelo seu oftalmologista;
• Use as suas lentes apenas durante o período recomendado pelo seu oftalmologista;
• Limpe corretamente as suas lentes, reduzindo depósitos e outras formações superficiais;
• Pisque com maior freqüência, para manter um filme de umidade confortável;
• Se você sofrer regularmente com sensação de olhos secos durante o uso de lentes de contato, considere o uso de uma lente de silicone hidrogel desenvolvida para manter a hidrata, como as lentes de contato descartáveis quinzenais ACUVUE® OASYS® com HYDRACLEAR® PLUS

 

Alergias no olhos

Os seus olhos são um alvo fácil para alérgenos e substâncias irritantes, porque, tal como a sua pele, estão expostos e são sensíveis.

As alergias nos olhos também são conhecidas como ‘conjuntivites alérgicas’, e constituem uma reação a alérgenos do interior e do exterior, como pólen, bolores, ácaros do pó ou pêlos e pele de animais domésticos. Estes atingem os seus olhos causando inflamação da conjuntiva, o tecido que reveste o interior das suas pálpebras e ajuda a manter úmidas as suas pálpebras e o globo ocular. As alergias nos olhos não são contagiosas.

Outras substâncias irritantes, como sujeira ou fumaça, cloro, etc. e mesmo vírus e bactérias, podem aumentar o efeito das alergias nos olhos, ou causar sintomas de irritação similares às alergias nos olhos em pessoas que não são alérgicas. Certos medicamentos e cosméticos também podem causar sintomas alérgicos.

Sintomas dessas alergias

Se o seu olho sentir algum alérgeno ou substância irritante, o seu organismo liberará umas substâncias químicas chamadas de histaminas, as quais, por sua vez, causam uma inflamação. Os sintomas comuns das alergias nos olhos resultam desta inflamação.

Eles ficam vermelhos, com prurido, ardem, lacrimejam e ficam inchados com uma sensação de areia nos olhos. Estes sintomas podem ser acompanhados por um nariz escorrendo ou coceira no nariz, espirros, tosse ou uma dor de cabeça bem na região central da testa. Também pode ficar com a sua visão temporariamente embaçada, ou sentir-se distraído, improdutivo ou cansado.

Para evitar qualquer desconforto ou prurido associado às alergias, experimente 1•DAY ACUVUE® MOIST® – com um novo par de lentes todos os dias, você evitará algo de pó, pólen e outras matérias irritantes que podem se acumular quando usar lentes continuamente.

 

Doenças comuns dos olhos

Se forem detectadas precocemente, muitas doenças comuns dos olhos podem ser tratadas, incluindo:

Glaucoma

Cataratas

Glaucoma

Tal como o pneu de um carro, o olho tem uma pressão interna. O glaucoma resulta de uma incapacidade para regular corretamente esta pressão. Quando a pressão no interior do olho for muito elevada, pode causar danos aos nervos ópticos. Se não for tratado, o glaucoma pode causar cegueira.

Se tiver glaucoma, é muito comum não sentir quaisquer sintomas e parecer que tem uma visão perfeitamente normal. É por isso que é importante fazer exames oftalmológicos regulares para verificar se tem glaucoma, principalmente quando você envelhecer. Um exame oftalmológico anual, efetuado pelo seu oftalmologista, ajudará a detectar o glaucoma precocemente e a manter os seus olhos saudáveis. Como existe um aspecto hereditário em muitos casos de glaucoma, é particularmente importante efetuar exames regulares se algum membro da sua família já sofrer desse problema.

Em estágios iniciais, o glaucoma pode ser facilmente tratado com gotas oftálmicas. Em casos mais graves, o tratamento pode envolver o laser ou a cirurgia. Os nervos que já estiverem danificados não podem ser recuperados, mas os nervos saudáveis podem ser protegidos.

Certifique-se de fazer um exame oftalmológico anualmente. Marque uma consulta com o seu oftalmologista  

Catarata

Se você desenvolver uma catarata, começará a notar que a sua visão está se tornando pouco clara, um aumento dos brilhos e mais dificuldade para dirigir à noite. Quando isto ocorrer, a sua lente natural precisa ser removida e substituída por uma lente sintética de plástico. Esta operação é uma das cirurgias mais comuns do mundo.

A exposição à radiação UV acelera o progresso das cataratas, pelo que é importante proteger os seus olhos com óculos e lentes de contato que ofereçam uma proteção contra radiação UV. Todas as lentes de contato da marca ACUVUE®  incorporam uma proteção UV* para protegerem os seus olhos ao longo do ano.

Se você notar que a sua visão está se tornando nebulosa, peça ao seu oftalmologista para fazer um exame. 

 

*As lentes de contato que absorvem os raios UV não substituem os óculos de sol bloqueadores de raios, pois não cobrem completamente o olho e a área circundante.