Skip to main content

O USO DE LENTES DE CONTATO E O CORONAVÍRUS (COVID-19)

Nossos clientes sempre foram nossa prioridade número um, e durante esses tempos incertos, nossos pensamentos estão com vocês e suas famílias.

Em virtude dos recentes desenvolvimentos com relação ao vírus COVID-19, gostaríamos de fornecer informações adicionais sobre lentes de contato.

À medida que todos navegamos nesse novo modo de vida, continuaremos a entrar em contato com vocês através de nossos canais online oferecendo informações, orientação e suporte.

COMO CONTINUAR USANDO LENTES DE CONTATO COM SEGURANÇA

As lentes de contato podem ser usadas com segurança, evitando uma contaminação potencial seguindo as instruções adequadas de cuidados dadas por um oftalmologista, que incluem lavar cuidadosamente as mãos com sabonete antibacteriano, limpar e secar as mãos antes de manusear as lentes de contato.
 

Informações detalhadas sobre isso podem ser encontradas na página de limpeza e cuidados vinculada abaixo.

LIMPEZA E CUIDADOS

Se você usa lentes de contato de descarte diário ou troca programada, manter a higiene adequada ao manusear suas lentes é tão importante quanto sempre foi. Isso inclui lavar as mãos com água e sabonete antibacteriano antes de colocar ou tirar as lentes.

Acesse as diretrizes oficiais da Organização Mundial da Saúde no link abaixo.

SE VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO DOENTE

Recomenda-se usar óculos em vez de lentes de contato até se sentir melhor, pois sua visão pode estar mais sensível durante esse período e talvez por não se sentir bem, possa estar dormindo mais do que o habitual. Por isso, lembre-se sempre de tirar suas lentes antes. Se você usa lentes de descarte diário, continue a descartá-las após cada uso, como faz normalmente. Se você usa lentes de contato de troca programada, o recomendável é sempre utilizar um novo par após sentir algum tipo de desconforto, para garantir que quaisquer micróbios não permaneçam em suas lentes.

PERGUNTAS FREQUENTES

Existe alguma correlação entre o uso de lentes de contato e o COVID-19?
ACUVUE® apoia as orientações fornecidas pelas autoridades de saúde pública para ajudar a minimizar a propagação do coronavírus (COVID-19), que é de evitar tocar no rosto e nos olhos. Até o momento, não sugiram evidências da correlação entre a disseminação do COVID-19 ou quaisquer incidentes de infecção relacionados ao uso das lentes de contato. Os usuários de lentes de contato ACUVUE® devem sempre seguir as instruções de uso e cuidados, conforme prescrito. Informações detalhadas podem ser encontradas no site de ACUVUE® em “Limpeza e cuidados” e “Como colocar e retirar as lentes”. Veja aqui a recomendação da Organização Mundial da Saúde de como fazer a limpeza correta das mãos.

Houve algum caso de COVID-19 relacionado ao uso das lentes de contato?
Até o momento, não há evidências que sugiram a correlação entre a disseminação do COVID-19 ou quaisquer incidentes de infecção relacionados ao uso das lentes de contato.

Usar minhas lentes de contato aumentará o risco de contrair Coronavírus?
Não há evidências de nenhum aumento no risco de contrair COVID-19 pelo uso de lentes de contato em comparação com o uso dos óculos.

É mais seguro usar óculos do que lentes de contato neste momento?
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, é possível que uma pessoa contraia o COVID-19 ao tocar em uma superfície ou objeto que contenha o vírus e, em seguida, toque na boca, nariz ou nos olhos, mas isso não é considerado o principal meio de propagação do vírus.

Lentes de contato podem ser usadas com segurança, evitando possíveis contaminações, se as instruções de cuidados forem seguidas corretamente, conforme prescritas por um oftalmologista, que incluem: lavagem, limpeza e secagem das mãos antes de manusear as lentes de contato.

É seguro usar lentes de contato durante a pandemia de COVID-19?
Sim, é seguro usar suas lentes de contato no momento. Como sempre, incentivamos todos os usuários a seguir as instruções de cuidados adequados, conforme prescrito por um oftalmologista.

Isso inclui lavar, limpar e secar bem as mãos antes de manusear as lentes de contato. Informações detalhadas sobre o cuidado adequados e a limpeza das lentes podem ser encontradas no site de ACUVUE®, em “Uso e cuidados”. Consulte aqui a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de como fazer a limpeza correta das mãos.

Corre-se o risco de pegar o COVID-19 ao tocar nos olhos no momento de colocar e remover as lentes de contato?
Até o momento, não há evidências que sugiram a correlação entre a disseminação do COVID-19 ou quaisquer incidentes de infecção relacionados ao uso das lentes de contato. Os usuários de lentes de contato ACUVUE® devem sempre seguir as instruções adequadas de uso e cuidados, conforme prescrito por um oftalmologista. Informações detalhadas podem ser encontradas no site de ACUVUE® em “Limpeza e cuidados” e “Como colocar e retira as lentes”.

Caso apresente os sintomas de COVID-19 ainda posso usar as lentes de contato?
Caso esteja se sentindo mal, recomendamos que troque as lentes pelos óculos, pois eles podem ser mais confortáveis neste momento. Mas é importante sempre seguir as orientações de um profissional qualificado e as instruções de uso das lentes de contato.

É melhor usar lentes de contato de descarte diário em vez de lentes de troca programada durante a pandemia COVID-19?
Até o momento, não há evidências que sugiram a correlação entre a disseminação do COVID-19 ou quaisquer incidentes de infecção relacionados ao uso das lentes de contato. Atualmente, também não há evidências que sugiram que as lentes de troca programada sejam menos seguras do que as lentes de descarte diário. Os usuários das lentes de contato ACUVUE® devem sempre seguir as instruções de uso e cuidado das lentes, conforme especificado por um oftalmologista. Lembrando que como sempre, a higienização das mãos é fundamental para o uso seguro das lentes de contato, sejam elas lentes troca programada ou de uso diário. Para mais informações acesse o site de ACUVUE® em "Uso e cuidados" e "Como colocar e retirar as lentes".

O que se deve usar para limpar as lentes de contato de troca programada durante a pandemia COVID-19?
Recomendamos o uso de uma solução multipropósito adequada para lentes de contato, que ajudará a desinfectar as lentes e proteger contra germes, e bactérias. Os usuários de lentes de contato ACUVUE® devem sempre seguir as instruções de uso e cuidado conforme prescrito por um oftalmologista. Informações detalhadas podem ser encontradas no site de ACUVUE® em "Uso e cuidados”.

Existe algum substituto para usar para limpar as lentes de contato, caso não encontre uma solução recomendada acima?
Infelizmente, não. Para lentes de troca programada é necessário o uso de uma solução desinfectante própria como parte da rotina de limpeza, seguindo a recomendação de um oftalmologista. Usuários das lentes de contato ACUVUE® podem encontrar informações mais detalhadas no site de ACUVUE® na aba "Uso e cuidados". Caso utilize lentes de uso diário, basta descartá-las após o uso.

Como saber que as lentes de contato ACUVUE® não foram confeccionadas por alguém com coronavírus?
Em todas as instalações da Johnson & Johnson os protocolos de limpeza foram aprimorados. Todas as lentes de contato ACUVUE® são feitas em um ambiente estéril com embalagem automatizada do produto.

Como uma empresa de saúde, o que a Johnson & Johnson está fazendo para endereçar o COVID-19?
Como líder global em saúde, nossa prioridade continua sendo nossos clientes, pacientes e funcionários. Nos empenhamos em fazer tudo o que pudermos para ajudar a enfrentar essa crise mundial de saúde, inclusive acionando nossos melhores cientistas para investigar possíveis diagnósticos, novos medicamentos e intervenções para prevenção de infecções.

Em 30 de março de 2020, a Johnson & Johnson anunciou que temos um candidato à principal vacina para o COVID-19 em uma nova parceria histórica com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos; e nosso compromisso de fornecer um bilhão de vacinas em todo o mundo para uso de pandemia de emergência. Junto à Biomedical Advanced Research and Development Authority (BARDA), nos comprometemos com mais de um bilhão de dólares para a Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas para Coronavirus; e esperamos iniciar a fase 1 de estudos clínicos humanos do candidato à vacina no máximo até setembro de 2020.

Em janeiro de 2020, a Johnson & Johnson anunciou nosso apoio aos profissionais de saúde da linha de frente através do nosso Centro Johnson & Johnson para inovação dos trabalhadores da saúde, comprometendo US$ 250 milhões em 10 anos. Em 30 de março de 2020, a Johnson & Johnson Family of Companies e a Fundação Johnson & Johnson anunciaram que estão aumentando esse compromisso em US$ 50 milhões para a resposta imediata do COVID-19, focada principalmente no apoio aos trabalhadores da área da saúde.

Agora, mais do que nunca, estamos aplicando todos nossos recursos às necessidades de enfermeiros, médicos, parteiras e agentes comunitários de saúde. Esta luta não é nova para nós, nem terminará em semanas; nosso apoio responderá às necessidades urgentes e de curto prazo, ao mesmo tempo em que construirá uma força tarefa de saúde bem-sucedida a longo prazo.

A Johnson & Johnson está comprometida a ajudar indivíduos e comunidades em todo o mundo e a gerenciar os impactos sem precedentes do COVID-19. Saiba mais: aqui