O que é Astigmatismo?

O astigmatismo é um erro refrativo comum que pode resultar em visão embaçada ou distorcida em todas as distâncias. Pode afetar pessoas de qualquer idade e, muitas vezes, pode estar associado à miopia e hipermetropia. A partir de estudos clínicos, sabemos que 59,7% da população brasileira tem astigmatismo.

O que causa o Astigmatismo?

O astigmatismo ocorre quando a córnea (superfície anterior do olho) ou o cristalino são irregulares, ou seja, não são esféricos, mas ovais como uma bola de futebol americano. Isso distorce a luz que entra no olho e não foca corretamente na retina e, como resultado, a imagem fica borrada.

Quais são os sintomas do astigmatismo?

O astigmatismo pode causar embaçamento visual quando você tenta focar em objetos a longas distâncias, como sinais de trânsito. Também pode afetar sua visão para atividades próximas, como ler ou costurar. Se não for corrigido, o astigmatismo pode causar:

  • dores de cabeça
  • fadiga
  • estrabismo
  • visão embaçada

 

Como eu sei se tenho astigmatismo?

Se você suspeitar que tem astigmatismo, consulte seu oftalmologista! Caso não tenha um de sua preferência, clique aqui para encontrar um oftalmologista ou clinica oftalmológica perto de você.

Exame Oftalmológico para Astigmatismo

A consulta com seu oftalmologista é inspensável, mas temos algumas dicas podem lhe ajudar:

  1. Se você usa óculos ou lentes de contato, coloque-os.
  2. Sente-se a uma distância de cerca de 35 cm da tela do computador.
  3. Olhe para o gráfico com a mão cobrindo um olho. Como as linhas aparecem? Elas são todas igualmente claras e nítidas?
  4. Siga essas etapas novamente para testar o outro olho.

O que significam seus resultados?

Caso as linhas apareçam bem focadas e igualmente escuras, você pode não ter astigmatismo. Se alguns conjuntos de linhas parecerem nítidos e escuros, enquanto outros estiverem borrados e mais claros, pode ser um sinal de que você tenha astigmatismo. Seja qual for o seu resultado, você deve obter a confirmação de um oftalmologista.

Corrigindo o Astigmatismo

Consulte seu oftalmologista para fazer um exame oftalmológico

A visão embaçada nem sempre pode ser o resultado de astigmatismo, então você deve buscar a opinião profissional de um oftalmologista. Um oftalmologista fará uma série de testes para entender sua prescrição.

Qual tipo de astigmatismo?

Existem dois tipos de astigmatismo. O astigmatismo regular ocorre quando a córnea é curva mais em uma direção do que em outra. É a forma mais comum de astigmatismo e pode ser corrigido facilmente com óculos ou lentes de contato tóricas.
O astigmatismo irregular é muito menos comum e ocorre quando a curvatura da córnea não é uniforme. Pode ser o resultado de uma lesão ocular e danos relacionados à córnea, ou uma condição como ceratocone, uma doença ocular progressiva em que a córnea central se afina e se torna irregular. Nem sempre pode ser corrigido com óculos, mas pode ser possível corrigir com lentes de contato especializadas.

Como corrigir meu Astigmatismo?

Se você tem astigmatismo regular, não se preocupe, ele pode ser facilmente corrigido com óculos ou lentes de contato tóricas. As lentes tóricas compensam as diferenças individuais na forma do seu olho, permitindo que a luz se concentre corretamente na retina. As lentes tóricas também podem corrigir a miopia e hipermetropia ao mesmo tempo que corrigem o astigmatismo.

Lentes de contato para Astigmatismo

Para uma visão nítida com astigmatismo, suas lentes de contato precisam ficar no lugar (estáveis) e não girar ou mudar de posição, mesmo com estilos de vida ativos ou até mesmo com os movimentos da sua cabeça. As lentes de contato da marca ACUVUE® para ASTIGMATISMO apresentam um desenho exclusivo, o Desenho de Estabilização Acelerada - Um design exclusivo que aproveita o piscar dos olhos para manter a lente na posição correta, garantindo que sua visão permaneça estável, nítida e clara durante o dia todo.

Consulte seu Oftalmologista e peça para experimentar as lentes de contato ACUVUE®